Edital de Residência em Pesquisa BBM, 6ª Edição

Projetos aprovados:

Eduardo Sinkevisque

Projeto: Elogio fúnebre e arte de morrer setecentistas – Transcrição, atualização, estabelecimento do texto, anotação e estudo introdutório do Breve compêndio e narração do fúnebre espetáculo que na Insigne cidade da Bahia, cabeça da América portuguesa, se viu na morte de El-Rey D. Pedro II de gloriosa memória, S.N. Oferecido à Majestade do Sereníssimo Senhor D. João V, Rei de Portugal – Composto por Sebastião da Rocha Pita (1709)

Estevão de Melo Marcondes Luz

Projeto: Ponteios impressos: Narrativas sobre a Viola nas páginas da imprensa brasileira do Oitocentos (1860 – 1890)

Giovanna Gobbi Alves Araújo

Projeto: A República de Palmares entre a historiografia e a literatura luso-brasileiras: as publicações sobre o mocambo dos palmares no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Laísa Fernandes Tossin

Projeto: Rotas atlânticas de colonização linguística: Portugal - África – Brasil

Patricia Tavares Raffaini

Projeto: Modernismo e a edição de livros infanto-juvenis no Brasil. 1920-1931


Estão abertas, até o dia 30 de setembro de 2020, as inscrições de pesquisadores na sexta edição do Programa de Residência em Pesquisa para desenvolvimento de projetos relacionados ao acervo e ao arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). O edital foi criado para possibilitar que pesquisadores visitantes, nacionais e estrangeiros, desenvolvam projetos relacionados ao acervo BBM.

A finalidade do programa é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

Serão contemplados até 10 (dez) projetos de pesquisa que atendam as finalidades acadêmicas da BBM e contribuam para a disseminação do saber. Os projetos de pesquisa deverão apontar como se alinham com o perfil do seu acervo, por meio de propostas de investigações que explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias. De forma complementar, são incentivados projetos que dialoguem: (i) com os temas do projeto “3 VEZES 22” (relativos ao bicentenário da Independência e ao centenário da Semana de Arte Moderna), ou (ii) com o acervo arquivístico da biblioteca ou, finalmente, (iii) com questões relacionadas a conservação e restauro.

O Edital de Residência em Pesquisa destina-se a pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como para doutorandos, que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à BBM. Os pesquisadores selecionados poderão, eventualmente e reunidas as condições necessárias, contar com o apoio, em suas pesquisas, dos acordos internacionais de parceria celebrados pela BBM. Destaca-se, nesse sentido, o convênio com a John Carter Brown Library, que possui um programa de Fellowships e de bolsas aberto para candidaturas dos pesquisadores da BBM.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), possui um dos mais ricos acervos de brasiliana no país, constituída por aproximadamente 60 mil volumes divididos em quatro principais vertentes temáticas: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte, e livros como objeto de arte. Como parte das quatro vertentes temáticas é possível encontrar obras de literatura, de história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas

O Edital completo da 6ª edição do Programa de Residência em Pesquisa da BBM pode ser visualizado na íntegra no link acima.