Ciclo de Conferências sobre o Futuro do Brasil


Pensar o futuro do Brasil (e o mundo) mostra-se mais urgente do que nunca.

Os nossos desafios sempre foram extraordinários – como emancipar nosso povo, humanizar o sistema econômico, proteger nossas riquezas, instituir efetiva soberania, tornar justo o sistema jurídico e político, viver bem nas cidades, por fim à destruição da natureza, democratizar o acesso às tecnologias, eliminar a pobreza e a fome, assegurar segurança, educação, saúde e trabalho, conquistar a igualdade entre homens e mulheres, reconhecer e resgatar nossa dívida com negros e indígenas, respeitar e valorizar as identidades e o pluralismo?

A tarefa é hoje mais e mais urgente porque não se trata apenas de discutir como enfrentar estas questões – mas de reafirmá-las como problemas, como afazeres urgentes a que a sociedade, o Estado, o mercado, os movimentos sociais e as Universidades devem-se dedicar com toda energia. Recusa-se valor a tudo quanto a civilização vem construindo como seu fundamento e seu fim – a igualdade, a participação, a dignidade, a diversidade.

Precisamos voltar a pensar, recuperando pressupostos básicos sem os quais toda discussão e toda comunicação fracassam, pressupostos que vêm sendo deliberadamente desacreditados a fim de que a violência e o engodo possam prosperar.

Cada um de nós deve assumir seu lugar na revalorização desses pressupostos, promovendo e defendendo a civilização, em nossa cidade e em nosso país.

Neste sentido, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto constrói o Ciclo de Conferências e Debates sobre o Futuro do Brasil, congregando especialistas da USP e de outras grandes Universidades brasileiras, para enfrentar questões como soberania nacional, energia, cidade, direitos humanos, democracia, imprensa, ideologia e pluralismo, globalização, hiperconcentração da riqueza, meio ambiente – dentre outros.

Os eventos são abertos ao público. A atividade desenvolve-se em parceria com a Rádio USP, o Jornal da USP, o Instituto de Estudos Avançados (Polo Ribeirão Preto) e as Comissões de Graduação da FDRP, FMRP, EERP, FFCLRP.

Contamos com a participação de todos!

Nuno Coelho

Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, Instituto de Estudos Avançados da USP (Polo Ribeirão Preto)

Coordenador geral do Ciclo de Conferências sobre o Futuro do Brasil

Coordenação: Prof. Nuno Coelho e Profa. Iara Ribeiro

Apoio: Comissões de Graduação - Campus Ribeirão Preto

CG FDRP

IEA

Rádio USP

Monitor: Acad. Cletus Vinícius Oliveira Resende

Conferências realizadas em 2019:

Marília Fiorillo

19 de Março







O conceito de ''vita activa" em Hannah Arendt - liberdade e política como comunicação.

Vídeo da Conferência: https://www.youtube.com/watch?v=rmkHML-1yKE

Vídeo do Debate: https://www.youtube.com/watch?v=Ir5C6guFM2A


Marília Fiorillo é professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Foi editora da Veja, Isto É, e Folha de São Paulo, e articulista e colaboradora de inúmeras publicações.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1979), especialização em epistemologia da psicanálise na Unicamp, cursos de extensão na área de Letras e Letras Clássicas, doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2004), com tese sobre História das Religiões e pós-doutorado pela Pompeu Fabra University. É autora do livro "O deus exilado: breve historia de uma heresia".

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Jornalismo e História das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso religioso, linguagem jornalística, história e fenomenologia das religiões, filosofia política.

Coluna na Rádio USP

https://jornal.usp.br/editorias/radio-usp/colunistas/marilia-fiorillo/

José Luiz Quadros Magalhães

11 de Abril





Guerra híbrida: o Brasil na geopolítica global.

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/v57D4Z59m7g

Vídeo do Debate: https://youtu.be/yem1FyRHUEI, com Prof. Ricardo dos Reis Silveira - UNAERP, Prof. Nuno Coelho - USP/UNAERP, Prof. José Luiz Quadros de Magalhães - UFMG/PUCMG, Prof. Rubens Beçak - USP, Profa. Cynthia Soares Carneiro - USP, Prof. Marco Antônio de Almeida - FFCLRP/ECA.

22 de Abril

Raquel Rolnik






Desafio do direito à cidade na era da financeirização.

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/PP60IIiw1X8

Vídeo do Debate: https://youtu.be/o--oO32NKEE, debate sobre Direito à Cidade e à Moradia que contou com a participação de Yan Bogado Funck, Julia Navarro Perioto, Prof. Nuno Coelho, Profa. Raquel Rolnik e Kaio Cuoghi.

Raquel Rolnik é professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É Urbanista, foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo e consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em politica urbana e habitacional. Foi também Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007. Foi Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014). É autora de livros e artigos sobre a questão urbana e desde 2011.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Graduate School Of Arts And Science History Department - New York University (1995), livre docência pela FAUUSP (2015) e Titulação pela FAUUSP (2017). Desde 1979 é professora universitária no campo da arquitetura e urbanismo, sendo atualmente chefe do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Coluna na Rádio USP

https://jornal.usp.br/editorias/radio-usp/colunistas/raquel-rolnik/


13 de Maio

Luís Carlos Valois







Populismo Penal e Segurança Pública

Luís Carlos Honório de Valois Coelho é Juiz de Direito titular da Vara de Execuções Penais do Amazonas. Mestre e Doutor em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de São Paulo - USP, Largo de São Francisco. Pós-doutorando em Criminologia na Universidade de Hamburgo, Alemanha.

Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCrim, da Associação dos Juízes para Democracia (AJD), e porta voz da Law Enforcement Against Prohibition (LEAP), Associação de Agentes da Lei contra a Proibição

Autor dos livros "O direito penal da guerra às drogas" e "Sistema penitenciário do Amazonas: história, evolução, contexto atual".

Em suas obras, mostra os males que o superencarceramento, resultado da guerra às drogas, causam para toda a sociedade.

Em suas palavras: “A prisão tem sido a droga que mais mata, a que mais produz violência e a que mais causa insanidade para aqueles com elas relacionados”.

No ano de 2018 o seu livro ficou entre os finalistas dos indicados para o 59ª prêmio Jabuti.



Ana Amélia Camarano

20 de Maio


As oportunidades e os desafios do envelhecimento populacional.

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/JzI6zZAdqsQ

Vídeo do Debate: https://youtu.be/vJDs5MlKBkU

Ana Amélia Camarano é pesquisadora do Ipea e coordenadora de Estudos e Pesquisas de Igualdade de Gênero, Raça e Gerações, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). Camarano é doutora em population studies pela London School of Economics e pós-doutora pela Universidade de Nihon, no Japão.

Ela tem como principal linha de pesquisa a demografia, com ênfase em envelhecimento populacional e arranjos familiares

Ermínia Maricato

11 de Junho









Plano Diretor e as interações sociais na cidade

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/OpywCfBzByk

Vídeo do Debate com as presença de Erminia Terezinha Menon Maricato, Marcelo Pereira de Souza; Convidados: Thiago Antonelli Gumiero, Cletus Vinícius Oliveira Resende, Julia Navarro Perioto e Ricardo de Padua Salles: https://youtu.be/cOObOsSoPCI


Ermínia Maricato professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo onde defendeu mestrado, doutorado, livre docência e titularidade de cátedra. Ocupou diversos cargos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992); no Governo Federal, foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação. Foi escolhida para defender a proposta de Reforma Urbana de iniciativa popular junto à Assembleia Constituinte do Brasil (1988).

Atualmente, além de compor diversos conselhos editoriais, é Membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo e Professora visitante do Instituto de Economia da Unicamp.

Guilherme Wisnik

7 de agosto









"Brasil: a batalha pelo espaço público e a regressão política"

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/1mTCMeHhtiI

Vídeo do Debate com Participações dos Professores Sandra Rita Molina, Guilherme Wisnik, Nuno Coelho e Sergio Nojiri: https://youtu.be/S6KXy8sIUGQ

Guilherme Wisnik é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Formado em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 1998), Mestre em História Social (FFLCH-USP, 2004), é Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Colunista do jornal Folha de S. Paulo (2006-07 e 2016), da Rádio USP, conferencista, consultor ad-hoc da FAPESP, membro da Latin American Studies Association (LASA), da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), da Comissão Científica da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP) do Conselho Consultivo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e do Conselho de orientação artística da Pinacoteca do Estado.

Autor dos livros Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Caetano Veloso (Publifolha, 2005), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009, primeiro lugar na categoria trabalhos publicados no 24o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em 2010), Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas (Ubu Editora, 2018) e Bolívia 2016 (Circo de Ideias, 2018), e coautor de Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc São Paulo, 2018).

Foi Curador-Geral da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (IAB/SP, 2013). Atua regularmente nas associações, congressos, seminários e encontros acadêmicos das áreas de arquitetura, urbanismo e artes visuais, participando de bancas, mesas redondas, comissões julgadoras, e publicando em periódicos do Brasil e do exterior.

Coluna na Rádio USP

https://jornal.usp.br/radio-usp/perfis/guilherme-wisnik/


Ricardo Alexino Ferreira

27 de Agosto





Comunicação midiática e ética no âmbito das diversidades étnico-sociais.

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/FYSz0qivCjs

Vídeo do Debate: https://youtu.be/o55xEpQvBSQ, participações de: Nuno Coelho, Iara Pereira Ribeiro, Ricardo Alexino Ferreira, Inara Flora Firmino.

Ricardo Alexino Ferreira é professor associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É livre-docente pela Universidade de São Paulo; mestre (1993) e doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2001). É graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo). É Membro da Comissão de Direitos Humanos da USP

Foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), diretor da Rádio Universitária Unesp (Rádio Unesp-FM), onde enfatizou a divulgação científica e a democratização do conhecimento científico através do Rádio. Realizou estágio/atividade docência na Euskal Herriko Unibertsitatea/Universidad del País Vasco, em Bilbao, Espanha, no Programa de Cooperación Interuniversitaria de la Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI), do Ministério de Assuntos Exteriores do Governo Espanhol, através do convênio Intercampus Professores . É líder do Grupo de Pesquisa Midialogia Científica e Especializada (certificado pelo Diretório de Grupos do CNPq).

Coluna Rádio USP

https://jornal.usp.br/editorias/radio-usp/colunistas/ricardo-alexino-ferreira/





Paulo Saldiva

10 de Outubro




Saúde e Cidades.

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/2X-wc8vg0JI

Vídeo do Debate, com os os Professores Nuno Coelho, Paulo Saldiva e João Luiz Passador: https://youtu.be/wU5tnYEU3XM

Paulo Hilário Nascimento Saldiva é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, doutorado em 1983, Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. É Ciclista, gaitista e Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP desde abril de 2016.

Pedro Dallari

07 de Novembro







A inserção internacional do Brasil.

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/7kfh9HPug-o

Vídeo do Debate, com os os Professores Nuno Coelho, Pedro Dallari, Cynthia Soares Carneiro e Caio Gracco Pinheiro Dias: https://youtu.be/LVu6WxwFwuc

Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari é Graduado em Direito (1981) pela Faculdade de Direito (FD) da USP e em Administração de Empresas (1984) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), obteve os título de Mestre (1992), Doutor (1999) e Livre-Docente (2009) em Direito Internacional na FD-USP.

Com intensa atividade pública no Brasil e no exterior, exerceu mandatos parlamentares entre 1989 e 1999. De 2004 a 2008, foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De 2013 a 2014, foi membro e coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Professor Titular de Direito Internacional do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), é Diretor do IRI-USP desde 2014. Desde 2002 é professor na USP, tendo ingressado na FD e se transferido, em 2013, para o IRI, em decorrência da aprovação em concurso para Professor Titular. Exerce na USP, entre outras atribuições, as funções de diretor do IRI, coordenador do Centro Ibero-americano (CIBA-USP) e membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH-USP).

Autor de livros e artigos nas áreas de Direito Internacional e Relações Internacionais, desenvolve atividades de pesquisa relacionadas à evolução do Direito Internacional no contexto do processo de globalização e na perspectiva da configuração de mecanismos de governança internacional.

Atualmente, é membro do Conselho Diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas (CEJA), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA).





Ricardo Abramovay

11 de Novembro



Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza.

Vídeo da Conferência: https://youtu.be/JoJd6yviUV4

Vídeo do debate com os Professores Nuno Coelho e Cláudia Passador: https://youtu.be/IW2Mu4IqlNE

Ricardo Abramovay é Graduado em filosofia pela Universidade de Paris X Nanterre. Mestre em política pela FFLCH da USP. Doutor em Ciências Humanas pelo IFCH/UNICAMP. Pós-doc: EHESS (Paris), Fondation Nationale des Sciences Politiques (Paris), foi Professor do Departamento de Economia da FEA/USP durante 30 anos, sendo Professor Titular desde 2001.

Pesquisador de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, atualmente é professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP. É autor de MUITO ALÉM DA ECONOMIA VERDE (Ed. Planeta Sustentável/Abril, São Paulo, 2012), revisto e publicado pela Routledge (Londres) em 2016 sob o título de BEYOND THE GREEN ECONOMY. Publicou, em 2019, "Amazônia. Por uma economia do conhecimento da natureza.", pela Editora Terceira Via/Abong/Iser.

Blog: http://ricardoabramovay.com/