Programa de Pós-Graduação da FDRP/USP amplia vagas de ações afirmativas

Data de Publicação: 01/04/2021

Divulgado nesta quinta-feira (01), o edital para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Direito da FDRP/USP, conta com novidades na distribuição de vagas oferecidas. Desde o ano passado, em consonância com as políticas de ações afirmativas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, o programa já previa cotas para minorias. Neste ano, no entanto, as vagas foram ampliadas e passaram a ser suplementares.

 

Em 2020, o Programa ofereceu 33 vagas, sendo 30 para ampla concorrência e 3 destinadas à política de ação afirmativa. Para o ano de 2021, serão disponibilizadas 33 vagas para ampla concorrência e 8, suplementares, destinadas à concorrência exclusiva de candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e com deficiência. “Conseguimos aumentar as vagas de ações afirmativas de dez para vinte e cinco por cento do total de vagas oferecidas, é um aumento substancial e importante, uma conquista para o programa”, afirma o Professor Camilo Zufelato, presidente da Pós-Graduação da FDRP.

 

Os candidatos que concorrerem pelas vagas da política de ação afirmativa e que obtiverem nota de aprovação para vaga de ampla concorrência serão alocados nas vagas de ampla concorrência, permitindo que essas vagas suplementares sejam efetivamente utilizadas pelo próximo candidato aprovado.

 

Segundo o Professor Camilo, as ações afirmativas trazem equidade de oportunidades, principalmente na formação de recursos humanos, sobretudo de professores e pesquisadores, que é a principal função da Pós-Graduação da FDRP.

 

O processo seletivo será realizado de forma inteiramente virtual, possibilitando que interessados de todo território nacional, ou até mesmo pessoas de fora do país, possam se inscrever sem que tenham custos com deslocamento, estadias, dentre outros.

 

Acesse o edital aqui

 

 

Por: Letícia Costantini Pelicer e Marcela Viana, Comunicação FDRP.