FDRP inicia revisão do seu Projeto Político Pedagógico

Data de Publicação: 22/11/2021

Através de um ciclo de audiências públicas, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto inicia hoje os debates para a revisão do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). As discussões iniciam quando o “novo PPP” completa seu primeiro ciclo de vigência, ou seja, cinco anos. Dessa forma, garante-se que a implementação e avaliação ocorram de forma permanente.

 

 

O Professor Gabriel Lochagin, Presidente da Comissão de Graduação explica que “o processo de revisão do PPP anterior transcorreu em estreita relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. g.394/i996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Direito (Resolução CNE/CES n. g/2004), a fim de incorporar princípios que, por sua abrangência e atualidade, devam continuar a inspirar a política pedagógica de nossa unidade. ” Os princípios observados, são: período integral; integração entre teoria e prática; integração entre ensino, pesquisa e extensão; disciplinas inovadoras; métodos de ensino inovadores; valorização do trabalho de conclusão de curso; integração entre graduação e pós-graduação; valorização do estágio; renovação dos métodos de avaliação do ensino-aprendizagem e flexibilidade curricular e de formação.

 

 

O ciclo de audiências públicas será uma das partes do processo que inclui ainda: consultas públicas através de formulários para oitiva de estudantes, egressos, docentes e servidores; revisão e atualização de ementas e bibliografias; reuniões da Comissão para elaboração da proposta de aprimoramento do PPP. Os procedimentos definidos garantem o caráter democrático necessário ao processo. O novo projeto político pedagógico terá início em 2023, com impacto para os ingressantes daquele ano.

 

 

Para informações sobre as audiências públicas, acesse: https://www.direitorp.usp.br/eventos/ciclo-de-audiencias-publicas-para-avaliacao-e-revisao-do-projeto-politico-pedagogico-da-fdrp/

 

 

Por: Claudia Rezende, Comunicação Institucional da FDRP.