Projetos para a equidade de gênero na USP

Área STEM (“Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”)


Women in Tech

Responsável: Profa. Sarita Mazzini Bruschi

Objetivo / público alvo: Apoiar as ingressantes em cursos nos quais as mulheres são minoria. Através de ações, eventos e campanhas sobre o tema, o grupo busca visibilizar, inspirar, incentivar, dar voz e acolhimento a todas as mulheres e meninas que se interessam pela tecnologia.

Como acessar: Caso seja aluna ou aluno da USP de São Carlos, as inscrições para o processo seletivo são no início do ano. Não há pré-requisitos para entrar e são aceitas pessoas de todos os cursos e períodos.

Contato: womenintech@icmc.usp.br

Mais informações podem ser encontradas neste link e também nas redes sociais do projeto:


Technovation Summer School for Girls

Responsável: Profa. Kalinka Castelo Branco

Objetivo / público alvo: Desde 2018, o GRACE – Grupo de Alunas de Ciências Exatas do ICMC realiza o Technovation Summer School for Girls. Em um evento composto por cinco encontros, meninas com idade entre 10 e 18 anos podem aprender sobre computação e empreendedorismo nos laboratórios do ICMC da USP em São Carlos. O programa possui um currículo que vai desde a identificação de um problema a ser resolvido (ideação) até o desenvolvimento de um aplicativo e seu lançamento no mercado.

Como acessar: É preciso entrar a página do projeto e efetivar a inscrição.

Contato: grace@icmc.usp.br

Saiba mais em: http://grace.icmc.usp.br/TechSchool/index.html


Mergulho na Ciência

Responsável: Profa. Camila Negrão Signori (IO-USP)

Objetivo / público alvo: Com o intuito de incentivar a inserção de meninas nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), este curso é oferecido nas férias, de forma gratuita, em período integral e é composto por palestras, oficinas e aulas práticas, com a presença de professoras e pesquisadoras de diferentes temas das ciências.

Como acessar: Para participar é preciso entrar na página do evento, efetivar a inscrição e aguardar o sorteio das vagas que são oferecidas a meninas matriculadas entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental, independente da idade, em escolas da rede pública ou particular.

Contato: mergulhonaciencia@gmail.com

Saiba mais em: https://www.mergulhonaciencia.com/


Vai ter menina na Ciência

Responsáveis: Profas. Rosana Retsos Signorelli Vargas, Kathia M. Honório, Rosely Imbernon (Comitê organizador)

Objetivo / público alvo: Aproximar e incentivar a inserção de meninas na ciência, a partir de diversas atividades de aproximação com as áreas de Matemática, Química, Nanotecnologia, Biologia, Ciência da Computação, Ciência da Natureza, Física, Ciências Ambientais/ Oceanografia e Farmacologia/ Envelhecimento.

Como acessar: Para participar é preciso entrar na página do evento, efetivar a inscrição e aguardar o sorteio das vagas que são oferecidas a meninas matriculadas entre o 8º e o 9º ano do ensino fundamental e ensino médio em escolas da rede pública ou particular.

Contato: meninaciencia-each@usp.br

Saiba mais nas redes sociais do projeto:


Arte e Ciência no Parque

Responsáveis: Profas. Mikiya Muramatsu, Cecil Chow Robilotta, Maria Inês Nogueira

Objetivo / público alvo: O projeto tem se apresentado nos parques de São Paulo, em diversas escolas públicas, nas praças, feiras e em congressos científicos com demonstrações experimentais nas áreas da Física, Matemática e Biologia. O intuito é promover a aproximação do público com ciência de uma forma não institucionalizada, que garanta a acessibilidade, fomente políticas de inclusão social, e contribua para a divulgação científica de forma lúdica e atraente.

Como acessar: É preciso acompanhar a página do projeto, pois a iniciativa é aberta a todos os públicos.

Contato: diretamente na página do projeto.

Saiba mais emhttp://arteeciencia.if.usp.br


GaRotAs em Computação e Empreendedorismo (GRACE)

Responsáveis: Professores Marcelo Medeiros Eler e Sarajane Marques Peres

Objetivo / público alvo: Inspirar alunas de 8º e 9º anos do ensino fundamental a participarem da área de computação e a desenvolver uma carreira nesse campo de atuação; ajudar a diminuir a disparidade entre os gêneros dos ingressantes nos cursos de computação, já que se identifica que estudantes do sexo feminino ainda são minoria nessa área do conhecimento. O projeto envolve alunas de Sistemas de Informação que, com outras estudantes voluntárias, realizam visitas em escolas públicas da Zona Leste de São Paulo promovendo dinâmicas focadas em computação, além da apresentação de histórias de grandes mulheres da área.

Como acessar: Para que o GRACE visite a sua escola, basta preencher o formulário de contato no site do projeto ou acessar o Instagram para agendar uma visita. A aluna interessada em participar do projeto como voluntária pode entrar em contato por meio do site ou Instagram. A estudante pode estar matriculada em qualquer semestre de Sistemas de Informação e até mesmo cursar outra graduação.

Contato: É preciso entrar em contato através da página do projeto.


Objetivo / público alvo: Apresentar pesquisas desenvolvidas na universidade, mostrar como é a carreira científica e também desenvolver atividades práticas, para estimular o interesse das meninas pela ciência. É um evento gratuito, com vagas limitadas, para o público alvo descrito. As atividades serão conduzidas por professoras e pesquisadoras de diferentes campos do conhecimento, como educação, biologia, saúde, toxicologia, física, química e genética. É inspirado no projeto Meninas com Ciência desenvolvido pelo Museu Nacional.

Como acessar: O evento tem vagas limitadas, as participantes que se enquadram no perfil devem realizar inscrição de acordo com a divulgação de cada edição do evento.

Saiba mais em: https://sites.usp.br/iearp/cienciaporelas/


Pronta para ser Cientista

Responsáveis: Professoras Annie Schmaltz Hsiou, Simone de Pádua e Tiana Kohlsdorf

Objetivo / público alvo: Atrair meninas para as carreiras de Ciências Biológicas e Exatas, além de estimular pesquisadoras da USP-RP a se tornarem agentes do desenvolvimento científico e tecnológico no campus de Ribeirão Preto. Uma equipe de 27 mulheres – pesquisadoras, professoras, pós-graduandas, graduandas e biólogas ministram aulas e apresentam seus trabalhos de pesquisa. A programação apresenta quatro grandes áreas da Biologia: botânica, genética e embriologia, paleontologia e entomologia e zoologia.

Como acessar: As inscrições são on-line e devem ser feitas pelos pais ou responsáveis de meninas estudantes do nivel fundamenta de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto-SP. As candidatas serão selecionadas em um sorteio transmitido ao vivo.

Saiba mais em: https://sites.usp.br/prontacientista/conheca-o-projeto/


Astrominas

Responsáveis: Professoras Elysandra Figueredo Cypriano e Lilian Maria Soja

Objetivo / público alvo: “Facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas – estimulando, assim, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia- desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas.” O evento é realizado ao longo de 5 semanas, onde as meninas participam de aulas de Astronomia, Matemática, Física, Geociência e Astrobiologia, com temas que também são desenvolvidos com experimentos, murais, palestras, conversas e debates sobre a vida acadêmica do ponto de vista feminino.

Como acessar: contato através do site: https://sites.usp.br/astrominas/contato/

Saiba mais em: https://sites.usp.br/astrominas/faq-astrominas/


Meu Eu do Futuro

Responsável: Profª Drª Yvonne Primerano Mascarenhas

Objetivo / público alvo: “Conscientizar a todos que meninos e meninas devem ser estimulados a atuar, lado a lado, para tornar o mundo melhor”; trabalho sobre igualdade de gênero dentro das ciências e estímulo à inserção no âmbito acadêmico. O projeto atua por meio de encontros nos quais um professor universitário fala sobre o tema de sua área de atuação para ajudar estudantes a identificarem suas vocações.

Como acessar: As inscrições são on-line e devem ser feitas pelo site do projeto.

Saiba mais em: http://usp.br/cienciaweb/meu-eu-do-futuro/


Clube Minerva

Responsáveis: Engenheiras e engenheiros formados, formandos, estudantes e professores da Poli-USP

Objetivo / público alvo: “Incentivar o interesse para formação de mulheres em carreiras STEM, promovendo, por meio da AEP, acesso a informações e pessoas que possam indicar caminhos para a defesa da criação de condições que viabilizem a igualdade de gêneros nos ambientes profissionais para toda a comunidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde estudantes em potencial, estudantes atuais, formandos, formados e professores”.

Como acessar: As informações estão dispostas no site do projeto.

Saiba mais em: https://www.politecnicos.org.br/clube-minerva/


Objetivo / público alvo:

Página da Escola Politécnica da USP que concentra as informações e notícias ligadas à inclusão feminina nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e iniciativas promovidas pela e na própria Poli.

Saiba mais em https://www.poli.usp.br/mulheres-na-tecnologia


Grupo Meninas Digitais

Responsáveis: Profas Kelly Braghetto, Renata Wasserman e Fabio Kon

Objetivo / público alvo:

Grupo voltado a oferecer uma sequência de cursos especialmente voltados a garotas do ensino médio como forma de incentivá-las a seguir carreira na área de TI. A estrutura e o material didático são desenvolvidos pelas docentes do IME.

Saiba mais nos links a seguir:

http://ccsl.ime.usp.br/pt-br/noticias/2017/11/esta-sendo-criado-grupo-meninas-digitais-do-ccsl-ime-usp

https://jornal.usp.br/universidade/acoes-para-comunidade/projeto-da-usp-quer-ampliar-presenca-feminina-no-mundo-da-tecnologia/?fbclid=IwAR1hPV3IJDbH4EoGj_V6eL8Owok4yc1Tlw936xgM3x7crOCDkcXUP_buCNM


Meninas Programadoras

Responsáveis: Profs. Maria da Graça Campos Pimentel e Rudinei Goularte

Objetivo / público alvo: Curso de Computação de Introdução à Programação para Meninas do Ensino Médio++ com Certificado USP Extensão. Curso Gratuito com um mês de duração. Curso 100% Remoto, Interativo, Quatro aulas ao vivo aos sábados, e 40 horas por semana de Plantões de monitoria ao vivo.

O principal objetivo é fornecer às discentes oportunidade de desenvolver habilidades de programação e de resolução de problemas por meio de aulas que combinam teoria e prática. O objetivo secundário é motivar as alunas a ingressarem em carreiras de computação.

Como acessar: Detalhe sobre conteúdo, inscrições e depoimentos de alunas concluintes estão disponíveis em https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br/

Contato: meninasprogramadoras@icmc.usp.br