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Cátedra Olavo Setubal seleciona 3 mestrandos para trabalharem com Conceição Evaristo

por Mauro Bellesa - publicado 08/08/2022 11:10 - última modificação 30/08/2022 13:42

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciências recebe, de 8 a 22 de agosto, inscrições para a seleção de três mestrandos da USP que atuarão em atividades relacionadas com o programa de trabalho da escritora Conceição Evaristo, titular da cátedra.

Conceição Evaristo - 2022
A escritora Conceição Evaristo, titular da cátedra, com quem os mestrandos trabalharão

Estão abertas até o dia 22 de agosto, às 18h, as inscrições para seleção de três alunos de mestrado da USP que atuarão em atividades coordenadas pela escritora Conceição Evaristo, nova titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o IEA e Itaú Cultural destinada a fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global. [Leia a íntegra do edital da seleção | Acompanhe os resultados parciais e final na página da cátedra].

Os três pós-graduandos contribuirão para a construção de um produto teórico relacionado ao conceito de “escrevivência”, utilizado pela escritora para referir-se à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, das experiências de vida dela, das mulheres negras e do povo afro-brasileiro em geral. [Veja abaixo o Programa de Trabalho de Conceição Evaristo.]

Os interessados deverão se inscrever via formulário online. A lista dos escolhidos na primeira etapa do processo será divulgada no dia 29 de agosto. Eles serão entrevistados pela coordenação da cátedra e pela catedrática no período de 1º a 6 de setembro. O nome dos três selecionados será divulgado no site do IEA no dia 9 de setembro.

Ao se inscrever, o pós-graduando deverá anexar currículo atualizado com até duas páginas, histórico escolar (graduação e pós-graduação), carta de apresentação com motivação e interesse no programa proposto pela catedrática, destacando habilidades e capacitação que contribuam com as atividades da cátedra (até 3 mil caracteres com espaços), projeto de pesquisa de mestrado, com resumo, e carta de anuência do orientador.

Os selecionados poderão receber bolsa mensal de R$ 2.349,60, por um período de 12 meses (de setembro de 2022 a agosto de 2023), em regime de dedicação parcial de 20 horas por semana, em atividades presenciais e/ou remotas. Não poderão acumular outras bolsas, de instituições públicas ou privadas, do Brasil e do Exterior, ou remunerações por serviços profissionais.

A seleção levará em conta as motivações expressas na carta de interesse dos candidatos e o escopo da pesquisa em desenvolvimento no mestrado. Serão priorizadas as pesquisas relacionadas à apropriação da língua portuguesa pelas classes populares, à subjetividade negra diante do racismo e à produção atual das e nas periferias brasileiras.

Terão preferência os candidatos com: 1) experiência no desenvolvimento de pesquisas de temática negra nas áreas de literatura, teoria da literatura, linguística, psicologia, educação, história e outras disciplinas afins; 2) inserção em grupos artísticos, culturais e sociais que proponham intervenção no social a partir do olhar das coletividades minorizadas, notadamente das mulheres negras.

Ao longo de sua atuação na cátedra, os bolsistas deverão:

  • apresentar bom desempenho acadêmico;
  • cumprir as atividades propostas no projeto;
  • cumprir a carga horária prevista, inclusive durante o período de férias letivas;
  • respeitar o cronograma de execução do projeto;
  • não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas;
  • apresentar relatórios de atividades parciais e final;
  • não acumular o recebimento de bolsas, exceto apoios e auxílios de permanência estudantil;
  • fazer referência à condição de bolsista da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência nas publicações, trabalhos apresentados e quaisquer outros meios de divulgação dos resultados do projeto;
  • cumprir o Código de Ética da USP e, conforme o projeto de pesquisa, eventuais normas éticas específicas.

A não observância desses deveres implicará o desligamento da cátedra e a perda de prioridade em processos de bolsas em editais futuros.


 

Programa de Trabalho de Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

A titularidade 2022/2023 da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência propõe um alargamento dos horizontes acadêmicos, com o objetivo de suscitar a troca de conhecimentos entre a academia e as expressões populares. Conceição Evaristo tem discutido há tempos uma forma de descentralizar as informações, uma forma de dialogar com as ações artísticas, sociais e culturais de outras localidades, fazendo um exercício de descobrir outras produções de conhecimento oriundas dos pontos suburbanos, periféricos, divergentes.

O programa de trabalho para a titularidade propõe um aprofundamento nas questões que envolvem a língua portuguesa, suas variações, construções e expressões. Apreender o movimento do corpo, incorporar a performance do sujeito que produz essas expressões aos estudos e produções acadêmicas que necessitam de renovação e atualização são também anseios que moverão o trabalho.

Discutir de que forma as teorias literárias e a própria literatura veem as autorias subalternizadas, racializadas, na contemporaneidade, analisar por meio dos estudos da linguística como se dão as interações e construções artísticas e dialogar com os estudos das subjetividades atravessadas pelo racismo por meio da psicologia são princípios que nortearão as atividades e o pensamento da titularidade.

Outras ênfases são pensar o estudo da língua em suas diversas formas, a leitura e a escrita como direitos essenciais e fundamentais, e investir em pensamentos que priorizem a diversidade e o fazer coletivo, enquanto são estudadas as expressões de experiências das classes sociais minorizadas pelo poder.

Frentes de atuação

  • Estudos sobre escrevivência – Trabalhar com o conceito de escrevivência a partir de contextualizações históricas da autora. Analisar desde o primeiro uso do termo, como se tem dado essa apropriação, pensar a escrevivência como aporte teórico para compor e ler objetos de pesquisa em vários campos de conhecimento.
  • Escrevivência e educação literária – Como trabalhar o conceito de escrevivência nas práticas em sala de aula do ensino fundamental ao ensino médio.
  • Escrevivências da juventude - Como os jovens produzem suas escrevivências, o que leem, o que escrevem; avaliar as interferências nos diálogos, as conexões entre as produções, inclusive daqueles que já estão na mídia.

Foto: Aline Macedo/Divulgação