Com as comemorações do bicentenário da Independência se tornou ainda mais necessária a tarefa de repensar o país. Assim, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP) apresenta a seleção dos 200 livros para pensar o Brasil. Inspirando-se no célebre artigo de Antonio Candido – “10 livros para entender o Brasil” –, a BBM ampliou a lista, passando pelas obras canônicas, mas também inserindo obras de autores que, apesar de menos conhecidos, trazem vigorosas e novas leituras sobre o Brasil. Publicamos os livros por meio de seções temáticas, lembrando que a BBM expõe aqui um percurso para pensar o Brasil, que deve ser confrontado com outros e sofrer as devidas reparações e críticas.  Boa leitura!

200 livros para pensar o Brasil

A conjuntura em que se realizam as comemorações do bicentenário da Independência tem estimulado a tarefa de avaliar criticamente a história do país. Para contribuir com esse esforço de reflexão, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP) apresenta a seleção de 200 livros para pensar o Brasil.

Por meio de um percurso bastante presente no pensamento social brasileiro, a BBM olha para o passado e presente no sentido de identificar caminhos para o futuro. Assim, selecionamos em nossa rica literatura aqueles livros que representam e interpretam o Brasil, partindo das mais antigas descrições sobre o território, desde a colônia, até as discussões mais contemporâneas sobre os atuais dilemas de nossa sociedade.

No ano de 2000, o crítico literário Antonio Candido publicou um breve artigo muito disseminado na internet – “10 livros para entender o Brasil” – que logo se tornou um excelente roteiro de leitura para quem busca conhecer a sociedade brasileira. Partindo da proposta de Candido, a BBM ampliou significativamente a lista.

Ao abarcar não somente os autores canônicos e recorrentes em qualquer lista dos “intérpretes do Brasil”, a atual listagem percorre nossa vasta literatura, encontrando novas abordagens, personagens e autores que, apesar de menos reconhecidos pela crítica, trazem vigorosas ideias para entender o país.

Para cada período histórico, a seleção conta com os livros canônicos, com os projetos de país vitoriosos, mas também são iluminados os projetos derrotados, as vozes silenciadas, apresentando visões bastante heterogêneas sobre o Brasil. Esperamos oferecer assim uma listagem suficientemente ampla, que explicite diferentes leituras de “Brasis”, em que os contrastes e as disputas de narrativas possam nos ajudar a construir um país mais democrático e justo.


A seleção dos 200 livros

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin guarda uma das mais relevantes “coleções brasilianas” do país. Como guardiã desse acervo, que pertence a todos, a BBM tem o dever de conservar, divulgar e disseminar esse patrimônio que ao longo de séculos buscou, e ainda busca, desvendar esse país chamado Brasil.

Para oferecer nossa lista sobre os 200 livros para pensar o Brasil, seguimos alguns critérios. Em primeiro lugar, os livros foram divididos em seis períodos históricos, os quais deviam ser representados com algum equilíbrio: período pré-Independência (1500-1822); Brasil Império (1822-1889); Primeira República (1889-1930); Brasil moderno (1930-1964); Ditadura militar (1964-1985); e, finalmente, Brasil contemporâneo (1985-2022).

Ainda que em nossa literatura tenhamos autores que poderiam figurar na seleção com dois ou três livros, os autores foram inseridos a partir de sua obra mais representativa. Autores estrangeiros foram evitados, aceitando sua presença sobretudo no período colonial. Também buscamos preservar na seleção algum equilíbrio entre obras consagradas, com aquelas interpretações de Brasil presentes em obras e autores que lutaram ou lutam para serem mais amplamente reconhecidos. Finalmente, a seleção de obras buscou oferecer contribuições no campo da literatura e da análise histórica e social.

Como toda seleção deve ser, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin apresenta apenas um percurso para pensarmos o Brasil, que deve ser confrontado com diferentes propostas. Os critérios que definiram a seleção dos 200 livros da BBM devem ser problematizados, oferecendo espaço para que outros 200 livros possam ser incluídos. Afinal, qual deve ser a Biblioteca Brasiliana que pensa o Brasil no século XXI?

Lista completa: 200 livros para pensar o Brasil

Exposição: 200 livros para pensar o Brasil

Abertura: 29/08/2022, às 17h00

Quando | de 29/08/2022 a 16/12/2022, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30

Onde | Rua da Biblioteca, 21 Cidade Universitária - SP Sala Multiuso, Subsolo

Visitas mediadas | mediacaobbm@usp.br (11) 2648-0316

Mais informações | https://3x22.bbm.usp.br/

Ficha técnica:

CURADORIA DA EXPOSIÇÃO

Alexandre Macchione Saes, Bruna Xavier Martins, Giovane Direnzi, João Marcos Cardoso e Norberto de Assis

PESQUISA: EQUIPE 3×22 E MEDIAÇÃO CULTURAL

Adriana Miranda, Franklin Pontes, Guilherme Rabelo Fernandes, Gustavo Pontes da Silva, Ingrid Benicio, Jess Ferreira Silva, Leticia Scupinari, Lucas Fernandes, Luís Augusto Santos Silva, Maria Carolina Freitas de Azevedo, Mariana Garcia, Patricia Freire do Nascimento, Patrick Martins Barbosa, Pedro Vinícius de Castro e Stephany Barbosa

EQUIPE BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN

Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin: Andreia Teresinha Wojcicki Ruberti

Serviço de Biblioteca e Documentação: Eliane Kano, Jeanne Beserra Lopez e Rodrigo Moreira Garcia

DESIGN GRÁFICO

Max Tango