Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Série de eventos aborda a presença francesa no Brasil e sua relação com a produção científica

Série de eventos aborda a presença francesa no Brasil e sua relação com a produção científica

por Beatriz Herminio - publicado 16/08/2022 15:15 - última modificação 31/08/2022 11:53

Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica acontece entre os dias 19 e 23 de setembro

Semana Franco UspianaEntre os dias 19 e 23 de setembro, acontece a Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica, iniciativa do Consulado Geral da França em São Paulo organizada em parceria com o IEA e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP). Serão diversos eventos e atividades realizados presencialmente (veja local de acordo com a programação) e com transmissão online.

Os interessados em participar de forma presencial devem se inscrever por meio de formulários, nos quais deve ser anexado o comprovante de vacinação contra Covid-19.

No dia 19, a abertura do evento às 9h30 será seguida de duas conferências. Christian Jacob, diretor de investigação do CNRS (Centre national de la recherche scientifique), falará na mesa "Transmissão e Trocas de Saberes: Um Olhar Histórico e Comparatista", com mediação de Marisa Midori, às 11h.

Já a mesa "Rever/Reler Debret", às 14h30, será conduzida por Jacques Leenhardt, diretor de estudos da EHESS (Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales), com mediação de Samuel Titan Júnior. Acesse aqui o formulário de inscrição para participação presencial no dia 19.

Jacques Leenhardt

Diretor de estudos da EHESS e do do 'É.F.I.S.A.L./CRAL, Leenhardt foi presidente de honra da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e do Conselho Científico dos Arquivos de Crítica de Arte. Graduado em filosofia pela Universidade de Genebra e em sociologia pela Universidade Paris-Sorbonne, tem doutorado em sociologia pela Universidade de Nanterre.

Membro do Conselho Curatorial da Fundação Iberê Camargo entre 2010 e 2014, Leenhardt possui experiência na área de sociologia – com ênfase em Sociologia da Literatura –, paisagismo e exposições de arte.

É autor dos livros Debret e a missão artística francesa no Brasil; Nos jardins de Burle Marx; Discurso histórico e narrativa literária; A construção francesa no Brasil e Iberê Camargo: nos meandros da memória.

Christian Jacob

Diretor de investigação do CNRS e diretor de estudos da EHESS, Jacob foi aluno da École Normale Supérieure (Ulm). É membro da formação doutoral "História" e co-diretor do mestrado "História da ciência, conhecimento e técnicas" da EHESS.

Desde 2019, coordena o projeto Savoirs, uma biblioteca digital dedicada à história e antropologia do conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar e comparativa. A partir de um sistema de recomendações e algoritmos que levam em conta conceitos, períodos, localizações geográficas, o projeto " convida a viagens reflexivas e heurísticas em uma base textual", permitindo estratégias inovadoras de pesquisa, visualização de resultados e leitura.

Algumas de suas áreas de pesquisa envolvem a antropologia histórica e comparativa do conhecimento e aspectos da antiguidade greco-romana: história da geografia e cartografia, das bibliotecas e dos livros e das práticas eruditas de transmissão do conhecimento.

 

 

 

 

 

 

Nos dias 20 e 21, o colóquio "Trânsitos: Franceses no Brasil no Século XX" buscará refletir sobre a trajetória dos franceses no país, levando em conta os movimentos do século 20, como crises econômicas sistêmicas, duas Grandes Guerras, intensas migrações internacionais e o contexto do pós-guerra, com dois blocos hegemônicos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética.

Para além desse trânsito de pessoas, os expositores irão abordar o "trânsito de ideias" que o acompanhou. O colóquio será um "ponto de partida para um mapeamento mais amplo das trocas científicas, culturais, econômicas e políticas entre franceses e brasileiros", segundo os organizadores.

Das 9h30 do dia 20 às 17h30 do dia 21, as mesas tratarão de temas como trânsitos franceses nas ciências humanas, nas artes e nas práticas de consumo e a presença das humanidades e ciências sociais nas relações científicas franco-brasileiras.

A programação completa pode ser acessada aqui, e interessados em participar presencialmente dos dois dias devem preencher este formulário.

Nos dias 22 e 23, o simpósio "Ciência Aberta: Encontro Internacional França – América do Sul" dará sequência a sua primeira edição, que ocorreu em Buenos Aires em dezembro de 2021, com três painéis: "Humanidades digitais", "Avaliação dos pesquisadores'' e "Ciência cidadã e um diálogo sobre o conhecimento como um bem comum".

O encontro tem como objetivos a troca de experiências entre os países da América do Sul e entre estes e a França sobre o tema da ciência aberta, bem como uma reflexão sobre os vínculos entre ciência e democracia. Entre os participantes das mesas redondas, estão intelectuais notáveis no campo da reflexão e defesa da ciência aberta, como Renato Janine Ribeiro, Ricardo Medeiros Pimenta, Sylvie Rousset, Laura Rovelli, Bianca Amaro e Cláudia Bauzer Medeiros.

A programação completa pode ser acessada aqui, e interessados em participar presencialmente dos últimos dois dias devem preencher este formulário.

 

 


Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica

19 a 23 de setembro
Evento público e gratuito, com transmissão online
Inscrição prévia para presença no auditório do Conselho Universitário da USP
Mais informações com Cláudia Regina (clauregi@usp.br)
Página do evento