Comunicação da USP em Ribeirão Preto encerra o ano com boas notícias

Polo Ribeirão Preto da Superintendência de Comunicação Social (SCS-RP) encerra 2022 contabilizando bons números na produção de notícias e podcasts

 23/12/2022 - Publicado há 1 ano
Arte: Laura Oliveira

Uma produção robusta de informações. É dessa forma que o Polo Ribeirão Preto da Superintendência de Comunicação Social (SCS-RP) chega ao fim de 2022 já de olho em algumas mudanças estruturais para dar à rotina de atividades em 2023 maior eficiência na cobertura das demandas tanto das unidades, professores e pesquisadores por divulgação quanto da mídia externa por informações e análises dos especialistas uspianos nas mais diversas áreas.

O carro-chefe da SCS-RP foi a produção de reportagens para o Jornal da USP no Ar – Edição Regional. Foram 206 matérias ao longo do ano, de janeiro a novembro. A editoria de Atualidades foi responsável por quase metade dessas produções, 94 ao todo, cerca de 45,6%. Em seguida, a editoria de Universidade foi assunto de outras 62 reportagens. A de Ciências proporcionou 37 reportagens, a editoria de Diversidade produziu 11 reportagens e a de Institucional, duas. Tudo isso capitaneado por três jornalistas que coordenaram sete estagiários e dois operadores de áudio.

Essa produção veiculada pela Rádio USP em Ribeirão Preto também foi replicada na emissora em São Paulo e desembocou no portal www.jornal.usp.br. Algumas delas se destacaram a ponto de estarem bem ranqueadas entre as mais lidas do jornal como, por exemplo, a reportagem de um estudo na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, que comparou dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) coletados em 2022 que apontam que um preso custa aos cofres públicos, em média, quatro vezes mais que um aluno da educação básica (leia a reportagem em https://jornal.usp.br/ciencias/brasil-gasta-quase-quatro-vezes-mais-com-sistema-prisional-em-comparacao-com-educacao-basica/).

Outras reportagens que ficaram entre as mais lidas no portal de notícias da USP e nas redes sociais foram sobre a rotina de um aposentado de 75 anos de idade que comemorou aniversário de 50 anos de um transplante renal bem-sucedido (https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/homem-desafia-expectativas-e-comemora-50-anos-de-transplante-renal/) ou ainda a história de uma estudante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP que descobriu 25 asteroides ainda desconhecidos da astronomia e que chamou a atenção da Nasa. Um desses asteroides pode, inclusive, ser batizado com o

Express Cultura entrevista artistas – Foto: Vladimir Tasca/SCS-RP

nome da estudante. (https://jornal.usp.br/universidade/estudante-de-medicina-da-usp-descobre-mais-de-25-asteroides-nunca-descritos/). Complementando a produção de material escrito para divulgação exclusiva no portal, foram 461 textos sobre eventos, prêmios, lançamentos de livros e comunicados institucionais.

Outros recursos utilizados para divulgação de conhecimento científico são os podcasts, colunas e séries produzidos pela Rádio USP em Ribeirão Preto. Foram 391 episódios distribuídos em 16 produtos. Além disso, a emissora consegue encontrar espaço para dar suporte à produção da Rádio USP em São Paulo, ao editar 237 episódios de 13 produtos distintos que vão desde programas até podcasts. A área cultural tem espaço exclusivo na grade de programação da Rádio USP Ribeirão Preto, com o programa Express Cultura que encerrou o ano contabilizando 136 programas em que foram feitas 49 entrevistas ao vivo no estúdio e também as que foram gravadas. Número marcante para o retorno às atividades presenciais no primeiro ano pós-trabalho remoto em função da pandemia. A cobertura das artes atingiu a produção da comunidade uspiana e abriu espaços para produções de fora da USP e que encontraram pouco espaço na mídia tradicional.

Tabela criada por Eduardo Nazaré e Vinícius Botelho

Complementando as atividades do ano, foram feitas 573 atendimentos à imprensa local, regional e nacional, que demandaram respostas de todas as unidades do campus (EERP, EEFERP, FEA-RP, FDRP, FFCLRP, Forp, FCFRP e PUSPRP), além do suporte necessário à assessora de imprensa da FMRP, que sozinha foi responsável por mais demandas da imprensa do que todas as demais unidades juntas. Foram 792 atendimentos apenas na Faculdade de Medicina ao longo do ano.

De olho em 2023

A retomada das atividades, após o recesso, em 16 de janeiro, deverá ser feita já com algumas modificações. O Jornal da USP no Ar – Edição Regional, terá um novo formato que vai contemplar uma nova paginação das notícias, inclusão de informações sobre atividades do campus e entrevistas ao vivo. O Express Cultura, que foi veiculado três vezes ao ano, retorna com produção diária.

Alguns podcasts, colunas e séries serão repensados e, por fim, a consolidação do uso de ferramenta visual de gerenciamento de gestão de equipes, desde a pauta até a publicação do post no portal do Jornal da USP.

Missão cumprida, a equipe da SCS-RP deseja a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, sempre com boas notícias. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.