Reitor da USP é homenageado com título de Cidadão Ribeirão-Pretano

Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou a entrega do título ao dirigente na última sexta, dia 2 de junho

 05/06/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 04/07/2023 as 17:37
Por
[A partir da esquerda] Os vereadores Bertinho Scandiuzzi e Maurício Gasparini, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, a vereadora Duda Hidalgo e o secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, Alessandro Hirata
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto homenageou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, com a entrega do título de Cidadão Ribeirão-Pretano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele àquela cidade. A sessão solene que oficializou a homenagem foi realizada na última sexta-feira, dia 2 de junho, e contou com a presença do secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, Alessandro Hirata, e dos vereadores Bertinho Scandiuzzi, Duda Hidalgo e Maurício Gasparini.

Nascido em Campinas, Carlotti cresceu no município de Ribeirão Preto, onde também realizou sua graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Foi diretor clínico do Hospital das Clínicas da cidade e diretor da FMRP. 

O vereador Maurício Gasparini, autor do decreto legislativo que concedeu o título ao reitor da USP, apresentou o currículo do novo cidadão ribeirão-pretano, construído em boa parte durante seus anos na cidade do interior paulista. Gasparini também citou as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos que se dedicam à educação e à pesquisa científica no País. “Por meio desta honraria, gostaríamos de homenagear todas as pessoas que ainda acreditam em um futuro melhor para todos nós”, disse.

“É uma honra poder ser docente em uma universidade em que o professor Carlotti é reitor”, elogiou o secretário da Casa Civil e professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), Alessandro Hirata, que, no ato, estava representando o prefeito Duarte Nogueira. Hirata reforçou, ainda, sua admiração crescente pela figura profissional do atual reitor, que conheceu há anos.

No encerramento da cerimônia, o homenageado descreveu a relação de sua família com o município que os acolheu e falou um pouco de sua história com a cidade, desde a infância até seus anos de carreira médica. “Quando você fala, em qualquer lugar do mundo, que se formou em Ribeirão Preto, isso é associado com qualidade, respeito, seriedade e ciência. Nunca fui ribeirão-pretano de nascença, mas sempre tive Ribeirão Preto no coração”, exaltou o reitor.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.