USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Yvonne Mascarenhas recebe prêmio da SBPC

A química Yvonne Mascarenhas é uma das três vencedoras do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” outorgado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que nesta edição premiou “Mulheres cientistas”. A pesquisadora foi contemplada na área de “Engenharias, Exatas e Ciências da Terra”.

Foto: IFSC/USP

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 06 de fevereiro, às 10h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo.

Yvonne Mascarenhas foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP, 1956), e é uma das pioneiras na fundação do então Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC/USP), que em 1994 dividiu-se, originando o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP).

Dentre as dezenas de homenagens e distinções que recebeu em sua carreira, destaca-se a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, na área de Química, recebida em 1998, e a criação do troféu “Yvonne Primerano Mascarenhas”, instituído pela Prefeitura Municipal de São Carlos, outorgado anualmente ao Jovem Pesquisador contemplado como prêmio “Ciência e Tecnologia de São Carlos”.

Aos 92 anos continua atuante, como coordenadora do Núcleo de Difusão Científica como o Apoio à Educação, do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos e como colaboradora e professora aposentada em exercício, no Instituto de Física de São Carlos.

Saiba mais: aqui

 

Notícia cadastrada por Sandra Zambon