Jornal da USP enriquece seu time de articulistas

Os novos colaboradores — professores e pesquisadores da Universidade — vão ampliar o debate público a respeito dos incontáveis desafios que a sociedade brasileira tem à sua frente, em todas as áreas do conhecimento

 23/02/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 26/02/2024 as 13:24

Da Redação

Arte: Carolina Borin e Joyce Tenório*

Fotomontagem: Jornal da USP - Imagens: Arquivo Pessoal

Em agosto de 2022, o Jornal da USP inaugurou sua sessão de articulistas, com artigos mensais de professores e pesquisadores sobre temas da atualidade, abordados a partir de seu conhecimento e sua vivência nas mais variadas especialidades. 

Foi mais uma iniciativa do Jornal para tornar cada vez mais públicas as contribuições da Universidade para a sociedade. E seu êxito foi comprovado pelo fato de os artigos figurarem entre os textos mais lidos. Como era previsto desde o lançamento, nossos leitores passarão a contar, a partir da próxima segunda, com mais articulistas fixos.

Conheça um pouco sobre cada um deles:

Aline Martins de Carvalho

Nutricionista, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da USP Sustentarea. Estuda temas sobre sistemas alimentares, alimentação e sustentabilidade, sindemia global de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas.

Carlos Takeshi Hotta

Professor do Instituto de Química da USP. Estuda como as plantas percebem as horas do dia e como podemos usar este conhecimento na Agricultura. Fala sobre a Ciência das Plantas e Divulgação Científica, entre outros temas.

Cláudia Maria Bogus

Pedagoga de formação e professora associada da Faculdade de Saúde Pública da USP, onde coordena o grupo de pesquisa Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional. Também é membro do grupo de pesquisa Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados da USP e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Combate à Fome. Atua na área de saúde pública com ênfase em promoção da saúde, educação em saúde, segurança alimentar e nutricional, participação social e políticas públicas.

Daniela Osvald Ramos

Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, no curso de Educomunicação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), sua linha de pesquisa é “Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos”. Interessa-se e pesquisa relações entre o campo da Comunicação e violências contemporâneas.

Daniel Afonso da Silva

Pesquisador no Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e professor na Universidade Federal da Grande Dourados. Tem interesse e produção em tópicos contemporâneos de História, Política, Economia, Segurança e Relações Internacionais do Brasil, França, América do Sul e União Europeia, assim como em ensino de História e ensino de Relações Internacionais.

Danilo Silva Guimarães

Indígena de ancestralidade Tikmu’un (Maxakali). Psicólogo, livre-docente na área de História e Filosofia da Psicologia, do departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena, que abriga a Casa de Culturas Indígenas da USP. É proponente da noção de Multiplicação Dialógica, sobre a qual publicou o livro Dialogical Multiplication: Principles for an Indigenous Psychology, em 2019, pela editora Springer. Fala sobre temas relacionados à interculturalidade, saúde e bem-viver.

Enio Alterman Blay

Engenheiro elétrico formado pela Escola Politécnica (Poli) da USP. Mestrado em Redes de Computadores pela UFSC. É doutorando em Complexidade/Engenharia de Sistemas na Poli, pesquisando questões de Ética e IA. Atualmente trabalha em desenvolvimento de negócios no Centro de Inteligência Artificial no InovaUSP. Participa de iniciativas do Instituto de Estudos Avançados da USP nos temas Complexidade, Ética e IA e escreve sobre questões das Ciências da Complexidade, especialmente no âmbito das relações filo-econo-sócio-políticas.

Gabriela Di Giulio

Professora da Faculdade de Saúde Pública da USP. É coordenadora do Programa de Pós-graduação Saúde Global e Sustentabilidade (USP) e integra os grupos de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade (IEA/USP) e CIRIS – Governança, Risco e Comunicação (USP/Unicamp). É integrante da coordenação do Programa Biota/Fapesp e do Centro de Estudos Amazônia Sustentável (CEAS). Suas áreas de interesse incluem dimensões humanas das mudanças climáticas; governança e comunicação de riscos e incertezas; saúde global e sustentabilidade.

Gabrielle Weber

Travesti, ativista, sindicalista e professora do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena da USP. Em sua pesquisa, explora as interfaces entre a física e a matemática com aplicações à física de altas energias e da matéria condensada, bem como aos estudos trans e de gênero. Coordena o projeto de divulgação científica Mamutes na Ciência e o Corpas Trans na USP. Fala tanto sobre temas relacionados à física e à matemática quanto à diversidade de gênero e sexual.

Geciane Porto

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Atua na área de Gestão da Inovação e Empreendedorismo, pesquisando temas como análise de tendências tecnológicas e prospecção de novas tecnologias por meio de ARS, cooperação empresa-universidade, redes de cooperação, incubadoras e parques tecnológicos. Coordena o grupo de pesquisa InGTeC e é pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA). Atualmente desenvolve pesquisas voltadas ao mapeamento das redes de cooperação e de tendências tecnológicas a partir de patentes.

Gildo Magalhães

Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, é professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Instituto de Estudos Avançados da USP, onde coordena o Grupo Khronos de pesquisas em História da Ciência, Técnica e Medicina. Escreve sobre a história por trás do desenvolvimento das ideias científicas, seus componentes culturais, sociais, econômicos. Conhecer essa história ajuda a transpor fronteiras para além dos especialistas e facilita colocar a ciência e técnica em diálogo com a sociedade.

Hamilton Roschel

Nutricionista e fisiologista, é diretor Científico/Executivo do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina (FM) da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Escola de Educação Física e Esporte / Faculdade de Medicina da USP. Fala de temas relacionados ao estilo de vida e sua influência sobre nossa saúde e bem estar. Instagram @hamilton.roschel

Hamilton Varela

Professor titular do Instituto de Química de São Carlos da USP. Atua nas áreas de físico-química, eletroquímica, sistemas complexos e transição energética. Tem experiência como professor visitante em diversas universidades, principalmente na Europa e Ásia. Escreve sobre a vida acadêmica, pesquisa, universidade e avaliação universitária.

Jean Paul Metzger

Professor de Ecologia do Instituto de Biociências da USP. Obteve seu mestrado e doutorado em Ecologia da Paisagem na Universidade de Toulouse, França. Nos últimos 25 anos, trabalhou com ecologia da paisagem e conservação da biodiversidade em paisagens altamente fragmentadas, essencialmente na região da Mata Atlântica brasileira. Os seus principais focos de investigação estão relacionados com a conectividade da paisagem, limiares ecológicos e respostas temporais às alterações da paisagem, e planejamento da conservação. Mais recentemente, explora as relações entre a estrutura da paisagem, os serviços dos ecossistemas e o bem-estar humano, para além de investigar a eficiência das políticas ambientais na gestão de paisagens multifuncionais.

José Roberto Castilho Piqueira

Professor titular da Escola Politécnica, presidente do conselho superior do IPEN. Leciona disciplinas relacionadas às aplicações da Teoria do Sistemas Dinâmicos e de Teoria Quântica da Informação em problemas de engenharia. Grande parte de seu trabalho de pesquisa relaciona-se ao estudo de Sistemas Complexos, desenvolvendo metodologias de medidas de complexidade nas diversas áreas de estudo, incluindo os sistemas biológicos. Escreve sobre a relação entre a pesquisa científica multidisciplinar e as atividades da vida diária das pessoas.

José de Souza Martins

Sociólogo e professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Fellow de Trinity Hall e professor da Cátedra Simon Bolivar da Universidade de Cambridge (1993-1994), membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão (Genebra, 1996-2007). Foi membro do Conselho Superior da Fapesp (2007-2019) e pesquisador Emérito do CNPq. Entre outros livros, autor de O Cativeiro da TerraA Chegada do EstranhoA Sociabilidade do Homem SimplesA Aparição do Demônio na FábricaAs Duas Mortes de Francisca JúliaA Chegada do EstranhoSociologia do DesconhecimentoCapitalismo e Escravidão na Sociedade Pós-Escravista. Membro da Academia Paulista de Letras.

Marcelo Caldeira Pedroso

Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP. Atua também no programa de residência em inovação (NIDUS), oferecido pelo Inova USP. Ensina e desenvolve pesquisas sobre inovação de modelo de negócio. Possui ampla experiência com startups. Anteriormente à carreira acadêmica, atuou como executivo nos setores de saúde, educação, tecnologia da informação e consultoria empresarial. Fala sobre temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo.

Otaviano Helene

Professor do Instituto de Física da USP, com trabalhos acadêmicos em várias áreas, especialmente em física e metodologia de análise de dados. Tem, também, trabalhado em divulgação científica. É autor ou coautor de alguns livros em suas áreas de atuação. Foi presidente da Adusp e do INEP e colaborou na elaboração de planos nacionais e estaduais de educação.

Pedro Feliú

Professor do Instituto de Relações Internacionais da USP. Ensina Teoria de Relações Internacionais e Análise de Política Externa. Sua agenda de pesquisa abrange análise de política externa, estudos legislativos e política burocrática. Fala sobre temas relacionados à Política Internacional e Política Externa.

Sara Albieri

Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela USP. Atualmente é professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historia Intelectual e Teoria e Filosofia da História.

Teresa Cristina Rego

Professora da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), onde leciona Psicologia da Educação nos cursos de Graduação e de Pós-graduação. É líder do grupo de pesquisa Temas da Educação Contemporânea e a Perspectiva Histórico-Cultural (cadastrado junto ao CNPq) e pesquisa temas relacionados à psicologia histórico-cultural e suas contribuições para a educação, processos de constituição de subjetividades e a produção de conteúdo audiovisuais de qualidade para crianças. Escreve sobre educação e as relações dialéticas que as crianças contemporâneas estabelecem com as mídias e a cultura digital.

*Estagiárias sob supervisão de Moisés Dorado


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