contato

agenda

icons
Dezembro - TUSP

TEXTO DE GUILLERMO CALDERÓN,
DEZEMBRO REESTREIA NO TUSP

Peça tem direção de Diego Moschkovich, em projeto do Isso Não É Um Grupo

Depois de temporada de sucesso de público e crítica no Sesc Consolação, o espetáculo DEZEMBRO, primeira montagem brasileira do premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón, reestreia dia 7 de outubro, quarta-feira-feira, às 21h, no TUSP. Com direção de Diego Moschkovich, o elenco formado por Carolina Fabri, Michelle Gonçalves e Ernani Sanchez dá vida a história de três irmãos que vivem em uma América Latina em guerra.

Na peça, as gêmeas Paula e Trinidad recebem o irmão mais novo Jorge, recém chegado do front, para a noite de Natal. Em cena vemos emergir questões íntimas de suas relações familiares enquanto do lado fora há uma guerra e a vida está convulsionada por sérios conflitos sociais e políticos.

O cenário criado por Rafael Souza é um espaço diminuto que remete ao mesmo tempo a um bunker e a uma sala de estar. Um dado interessante é que todos os recursos técnicos são completamente integrados à ação, desta forma, luz e som são operados pelos próprios atores, em cena.

Resistência e ação
DEZEMBRO dá continuidade à pesquisa iniciada pelo diretor Diego Moschkovich (formado na Academia Estatal de Artes Cênicas de São Petersburgo) em Caixa. Sua direção se guia pelo jogo dos atores, que se relacionam com a ação e o texto de forma viva em um espaço cênico de pequenas dimensões onde os atores controlam todos os elementos (luz, objetos, figurinos, trilha sonora, etc). Essa pesquisa de linguagem também é bem semelhante à desenvolvido em Verbo, primeiro espetáculo do núcleo de criação teatral Isso Não É Um Grupo.

Em Dezembro, o diretor avança na metodologia Étude, aprendida por Diego em sua formação na Rússia. Em Caixa, a ideia era criar uma estrutura dramatúrgica para a livre improvisação do texto pelos atores. Já em DEZEMBRO, os atores chegaram de fato às palavras escritas pelo autor, mas vivenciam o texto da maneira especialmente orgânica e espontânea.

“O teatro, para mim, sempre foi um lugar de resistência e ação. Acho que, há algum tempo, essa essência se perdeu e o teatro não trabalha mais com a ação autêntica, seguindo algo que acontece com a sociedade hoje. As pessoas perderam a espontaneidade e autenticidade em suas vidas. Minha direção visa resgatar esses pontos, ao menos no palco, provocando esta mobilização nos atores”, explica Diego Moschkovich.

Sobre Guillermo Calderón
Guillermo Calderón é um premiado dramaturgo e diretor teatral chileno. Seus espetáculos Neva, Diciembre, Clase, Villa e Discurso foram apresentados em festivais de mais de trinta países. Foi corroteirista do filme Violeta se fue a los Cielos que estreou em 2011 e conquistou o Grande prêmio do júri no Festival de Sundance 2012. Neste mesmo ano, dirigiu Beben para o Düsseldorfer Schauspielhaus da Alemanha. Sua obra Escuela foi apresentada na primeira edição da MIT-SP (2014).

Peça de Calderón é obrigatória para os amantes do teatro
Gustavo Fioratti – crítico de teatro da Folha de São Paulo.

Sinopse

Com uma linguagem simples e direta, mas repleta de metáforas, o premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón nos apresenta de forma tragicômica as gêmeas Paula e Trinidad recebendo o irmão mais novo Jorge, recém chegado do front, para a noite de Natal. Em cena vemos emergir questões íntimas de suas existências enquanto do lado fora há uma guerra e a vida está convulsionada por sérios conflitos sociais e políticos. Dezembro nos provoca a refletir sobre convergências e divergências entre mundo privado e público, ambições pessoais e desafios sociais, além de revelar contradições, medos e fracassos a que somos submetidos diariamente em qualquer parte deste mundo em que vivemos.

Ficha Técnica

Texto Guillermo Calderón. Tradução Diego Moschkovich, Ernani Sanchez, Gabriela Caraffa, Michelle Gonçalves e Soledad Yunge Direção Diego Moschkovich Elenco Carolina Fabri, Ernani Sanchez e Michelle Gonçalves Cenografia e Iluminação Rafael Souza Figurinos Diogo Costa Trilha Sonora Diego Moschkovich e Ernani Sanchez Fotos Renato Mangolin Produção Executiva Beto Souza Assistência de Produção Paula Klaus Programação Visual Pedro Maede Vídeo Camila Marquez e NIT (Fredy Állan, Acauão Sol e Edu Luz) Coordenação de Produção Michelle Gonçalves Realização Isso Não É Um Grupo

Serviço
Dezembro
Reestreia dia 7 de outubro, quarta-feira, às 21 horas, no TUSP
De 07 de outubro a 12 de novembro de 2015.
Quartas e Quintas, 21h.
Duração | 75 min.
Classificação | Não recomendado para menores de 12 anos.
Capacidade | 98 lugares
Preços – R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)
A aquisição dos ingressos para espetáculos em cartaz no TUSP pode ser feita duas horas antes do início do espetáculo. As formas de pagamento aceitas são dinheiro e cheque.

*Meia-entrada: Para estudantes mediante apresentação de carteirinha ou comprovante de matrícula válido para o ano vigente; para maiores de 60 anos; professores e funcionários da USP mediante apresentação de carteirinha ou hollerith; professores da rede pública estadual e municipal mediante apresentação de hollerith ou carteira funcional emitida pelas respectivas Secretarias de Educação; e classe artística.

Estacionamento
O estacionamento Mariauto, no número 176, tem acordo com o teatro e o público tem desconto mediante apresentação de carimbo (do TUSP) no comprovante de entrada.